Únete a los más de 155,000 seguidores de IMP

www.auto-innovaciones.com
Renault Group News

ELECTRICITY: A EXCELÊNCIA INDUSTRIAL A SERVIÇO DA MOBILIDADE ELÉTRICA

Seguir a trajetória da neutralidade em carbono, criar um ecossistema sustentável e se tornar o centro de produção de veículos elétricos mais importante e competitivo da Europa.

ELECTRICITY: A EXCELÊNCIA INDUSTRIAL A SERVIÇO DA MOBILIDADE ELÉTRICA

Estas são as ambições do novo polo ElectriCity, que reúne três plantas de produção na França: Douai, Maubeuge e Ruitz, na região Hauts-de-France, com um propósito totalmente alinhado com o plano Renaulution, revelado no início de 2021 e que tem a eletrificação como prioridade e pilar estratégico. O primeiro modelo de série está prestes a sair das linhas de produção na planta de Douai – o Novo Megane E-Tech Electric, que será comercializado a partir do próximo ano, marcando o início de um belo renascimento elétrico, fundamentado no know-how e excelência dos 5.000 colaboradores do polo ElectriCity!

O polo ElectriCity tem uma grande ambição: democratizar o carro elétrico e produzir mais de 400.000 veículos elétricos por ano até 2025, na região Hauts-de-France, para se tornar o polo industrial mais importante e competitivo da Europa. Para isso, foi preciso antes otimizar as instalações industriais para aumentar a eficiência operacional, além de construir todo um ecossistema para reduzir ainda mais os custos fixos. Por meio desta nova organização, o Renault Group ElectriCity quer servir como referência de qualidade de produção e alto nível de competitividade.

“Transformamos a fábrica de Douai com mais de 550 milhões de euros de investimento, para integrar os veículos elétricos nos nossos processos, além de trabalhar a ergonomia nos postos de trabalho”, informou Luciano Biondo, Diretor do Renault Group ElectriCity.

Metamorfose elétrica

Meio século de expertise e mais de 10 milhões de veículos míticos que já saíram das linhas de produção. Esta é a história não apenas da fábrica de Douai, mas também a de milhões de famílias que conduziram os modelos emblemáticos produzidos na planta, desde o Renault 5 até o Scénic, passando pelo mítico Fuego ou ainda o Renault 19.

Histórias de sucesso incríveis e memoráveis, de uma fábrica que soube se transformar e se adaptar a cada necessidade e evolução. Hoje, mais do que nunca, a chegada da plataforma modular CMF-EV dedicada à produção de veículos elétricos representa um novo e grande capítulo em sua história. A partir de 2022, o primeiro modelo elétrico vai sair de suas linhas de produção, o Novo Megane E-Tech Electric, recentemente apresentado no Salão IAA Mobility 2021, em Munique.

Para passar da produção de modelos térmicos para elétricos, as instalações e as linhas da fábrica de Douai foram modificadas, transformadas e modernizadas. Mais de 550 milhões de euros foram investidos para acolher as versões elétricas e assegurar a otimização da ergonomia nos postos de trabalho. As primeiras obras foram iniciadas com a instalação de uma linha de montagem seguindo os padrões da Aliança, permitindo mais flexibilidade e podendo acomodar uma grande diversidade de veículos, de diferentes segmentos. O Novo Megane E-Tech Electric é um destes modelos e será produzido exclusivamente na planta de Douai.

Entrar neste chão de fábrica significa adentrar em um mundo conectado. Os carrinhos automatizados transportam milhares de referências de peças devidamente cadastradas e destinadas à montagem no carro certo, no local certo da linha. No andar de cima, o novíssimo setor de montagem de baterias prenuncia uma nova era. Colaboradores treinados e com experiência na produção de veículos elétricos preparam cada bateria, que é em seguida enviada para um equipamento dedicado, que realiza a instalação do componente diretamente no veículo.

Para aumentar a modularidade e flexibilidade, foram instalados novos robôs e ampliada a automação do setor de carroceria, onde diferentes modelos podem ser montados na mesma linha, que se adapta ao seu tamanho – grande ou pequeno. Cada milímetro é calculado, permitindo um aproveitamento total da área. O setor de pintura também foi reorganizado, com um novo banho de cataforese, novos robôs para aplicação de mástique selante e uma nova linha de acabamento. Uma verdadeira revolução!

Para acompanhar estas transformações, os postos de trabalho foram reorganizados, modificados e modernizados, permitindo obter melhor ergonomia e qualidade da produção. Plataformas movimentam os carros pela linha, para evitar que os operadores tenham que se deslocar. Já as linhas de produção são ergonômicas e se adaptam à altura de cada colaborador, aos postos de trabalho e às restrições de montagem.

“Temos uma elevada meta de qualidade para cada veículo, em cada etapa do processo de produção, graças ao comprometimento de cada colaborador. Com essa nova geração de carros elétricos, estamos fazendo uma promessa aos nossos clientes”, comenta Luciano Biondo, Diretor do Renault Group ElectriCity.

Baterias produzidas em Douai

Não há como falar dos carros elétricos sem falar das baterias. Para responder aos novos desafios ambientais e fortalecer a competitividade e eficiência, as transformações não se limitaram à linha de montagem, estendendo-se à produção e montagem das baterias. Graças à parceria estratégica entre o Renault Group e a Envision AESC, será instalada uma gigafactory de baterias na planta de Douai, permitindo entregar as baterias dos futuros modelos elétricos a menos de 50 metros de distância. A estratégia permite uma série de vantagens, como um baixíssimo nível de emissão de CO2 no transporte, otimização dos custos fixos e rápida resposta à demanda dos nossos clientes.

O Novo Megane E-Tech Electric está abrindo o caminho deste renascimento em Douai. Em breve, outros modelos serão produzidos no polo ElectriCity, como o futuro compacto Renault 5 elétrico. Seja bem-vindo à Nouvelle Vague dos carros elétricos!

www.renault.com

  Solicite más información…

LinkedIn
Pinterest


¿Ha olvidado su contraseña?

Únete a los más de 155,000 seguidores de IMP